Tricologia

 

A tricologia é o ramo da medicina que estuda e trata das doenças dos cabelos e do couro cabeludo. O profissional habilitado para diagnosticar e tratar as diversas patologias capilares é o médico dermatologista.

Sabidamente as doenças dos cabelos são causa de preocupação para homens e mulheres e podem afetar auto-estima e a saúde geral do organismo.

 

Muitas vezes a alteração do couro cabeludo pode ser sinal de uma doença sistêmica e, por isso, é importante a avaliação pelo médico.


Contamos com uma equipe de médicos dermatologistas capacitados para diagnóstico e tratamento de doenças capilares, além de exames como a tricoscopia e o tricograma que possibilitam uma análise mais detalhada do couro cabeludo.

As principais causas da queda capilar e doenças de cabelos e couro cabeludo são as seguintes:

- Alopecia androgenética masculina e feminina (Calvície)
- Eflúvio telógeno (queda do cabelo)
- Alopecia areata
- Alopecia por tração (alopecia por uso de apliques ou penteados)
- Alopecia frontal fibrosante 
- Tinea capitis (micose)
- Líquen plano pilar
- Lúpus eritematoso
- Alopecias cicatriciais
- Tricotilomania

Tricograma

É o exame que analisa os fios de cabelo. Está indicado para investigação de alopecias (queda de cabelo), como a

alopecia androgenética, eflúvio telógeno, alterações na haste causadas por danos externos como calor e químicas e algumas doenças genéticas do cabelo.

 

Ele permite estimar a quantidade de fios em cada fase do ciclo capilar, uma vez que a raiz do cabelo se modifica durante as diferentes fases.

 

Para este exame, são coletados alguns fios de cabelo desde a raiz, através de um instrumento específico, em uma região do couro cabeludo diferente da risca do cabelo, de forma que após a coleta ela não é percebida.

 

Os fios coletados são colocados em uma lâmina e são avaliados com um microscópio. Com isso, é possível analisar as raízes e hastes do cabelo, o número de fios, a espessura e a fase do ciclo capilar na qual os fios se encontram (fase de queda ou fase de crescimento).

Tricoscopia

É a dermatoscopia de couro cabeludo.

Trata-se de um exame que permite analisar o couro cabeludo e os fios de cabelo,

por meio de um aparelho chamado dermatoscópio, que aumenta a imagem em cerca de 10 a 20 vezes.


Com o aumento, é possível a análise detalhada das hastes capilares, da raiz e também do couro cabeludo, permitindo a identificação de processos inflamatórios e descamativos que podem causar alopecias.


Inúmeros sinais característicos das doenças capilares não conseguem ser vistos a olho nú. A tricoscopia permite então a realização de diagnósticos mais precoces e precisos, muitas vezes poupando a necessidade de biópsia cirúrgica.

Contate-nos

Copyrigth© 2014 Derma Advance. Todos os direitos reservados.

Dermatologia Brasília

Siga-nos nas redes sociais

Edifício Biosphere Health Center

SHLN Lote 9 Bloco A Salas 514 e 516

Asa Norte | Brasília | DF

Telefone e Fax:
(61) 3326-6033 

(61) 3306-1060

WhatsApp:

(61) 99946-4665
 

  • Facebook App Icon
  • Instagram App Icon